Jacqueline de Montaigne estreia-se a solo na Because Art Matters

“Darwin ́s Paradox” é a nova exposição da Artista Jacqueline de Montaigne na Because Art Matters

Darwin's Paradox exposição em lisboa
Darwin’s Paradox exposição em lisboa.

A Because Art Matter – BAM, anunciou a sua nova exposição intitulada “Darwin’s Paradox“, da aclamada pintora e muralista portuguesa Jacqueline de Montaigne. A inauguração está marcada para dia 31 de Maio, no 8 Marvila, e ficará em exibição até 30 de Junho.

Inspirada pelo legado único do naturalista Charles Darwin e as suas inestimáveis contribuições para a biologia evolutiva, Jacqueline de Montaigne mergulha na paixão e fascínio partilhado pela Biologia, nomeadamente pela Botânica e Entomologia.

Através da sua abordagem artística contemporânea, fundindo arte figurativa e ilustração científica, Darwin ́s Paradox materializa-se num conjunto de obras de arte originais que emergem os visitantes numa exploração da beleza e complexidade do mundo natural que aqui ganha uma nova luz. Por um lado, o fascínio de Darwin pelos mistérios científicos da evolução humana, que revolucionaram a compreensão da vida e o lugar que o Homem ocupa neste universo. Por outro, o reflexo do contexto social da época, que influenciou Darwin e marcou um conjunto de ideias e visões controversas sobre a perspetiva de género.

Passei os últimos meses imersa nas escritas de Darwin. Confesso que através dos textos e relatos das suas viagens, descobertas e o seu fascínio pela evolução, a minha paixão pela ilustração científica e pelo mundo natural, que começou na minha infância, ganhou uma nova vida. No entanto, apesar das suas teorias e descobertas científicas serem ímpares e a sua paixão contagiosa, a sua visão sobre as mulheres e a ideia de as mulheres serem inferiores aos homens, especialmente intelectualmente, emergiu da leitura como um choque. Este conflito que se instalou conduziu a uma conceção muito orgânica da exposição, tornando-a, naturalmente, também uma celebração da mulher” afirma Jacqueline de Montaigne.

 

 

“Darwin’s Paradox” apresenta uma coleção de mais de 50 obras de arte originais nunca antes vistas, que incluem telas de grande formato, aguarelas adornadas com folha de ouro de 24k, já tradicionais no corpo de obra da artista, uma coleção única de notas antigas pintadas e ainda uma coleção de caixas de entomologia repletas de borboletas.

Esta será a primeira exposição a solo que a galeria da Because Art Matters recebe e marca a segunda colaboração de Jacqueline de Montaigne com a BAM, na sequência do sucesso da sua primeira exposição a solo em 2022, “The Language of Flowers”, que esgotou em menos de uma semana.

Não poderia estar mais entusiasmado com a realização da primeira exposição a solo na galeria com a Jacqueline de Montaigne. Uma artista de talento ímpar, oficial do projeto Because Art Matters e com quem é um privilégio trabalhar. Darwin’s Paradox é resultado de meses de pesquisa, reflexão, diálogo e trabalho que reflete uma exposição com uma narrativa e estética únicas. Uma experiência imperdível para amantes e colecionadores de arte e certamente mais um marco na afirmação e consolidação da carreira artística internacional da Jacqueline de Montaigne”,comenta Gonçalo Magalhães, fundador e curador da Because Art Matters.

A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada de 1 de Junho a 30 de Junho, das 12h às 20h, de quinta feira a domingo, no espaço 8 Marvila.

Para mais informações visite becauseartmatters.com